7 ótimas razões pra dormir no trabalho!

soneca durando o trabalho

Mesmo que por aqui a grande maioria das pessoas encare o hábito de dormir no trabalho como um sinal de luxo ou de preguiçosa, países como Portugal, Espanha, México, Itália e China, entre outros, não só reconhecem, como adotam oficialmente essa prática, que é capaz de fazer maravilhas tanto pela saúde do funcionário, quanto para a produtividade das empresas onde trabalham.

Aristóteles, Leonardo Da Vinci, John F. Kennedy, Winston Churchill e Albert Einstein são apenas alguns dos adeptos ilustres que escreveram sobre a importância dessa prática. Na verdade, não há nenhum outro hábito com tanto poder para influenciar o bem-estar geral e a produtividade. E mesmo que você consiga dormir bem a noite, vários estudos e pesquisas que comprovam que tirar cochilos curtos de 20 a 40 minutos (ainda melhor se forem depois do almoço) é algo fundamental para entrar em REM (sigla inglesa para movimento rápido dos olhos e que representa a fase do sono onde o cérebro faz uma faxina na memória e gera os sonhos) e restaurar as energias.

Mas os lucros não param por ai. Dá só uma conferida no que mais uma boa soneca depois do almoço pode fazer:

1- Diminui a pressão arterial

Um estudo publicado no Journal of Applied Physiology descobriu que o “hábito da sesta” está associado a uma redução de 37% na mortalidade coronariana. A conclusão foi que a diminuição na pressão sanguínea, possivelmente provocada pelo estresse cardiovascular reduzido durante o sono diurno, foi decisivo para a queda da mortalidade coronariana encontrada naqueles pacientes.

2- Diminui o risco de doenças cardíacas

Um outro estudo aponta que ainda que os casos de doenças cardíacas estejam aumentando em todo o mundo, cochilar é de longe a maneira mais simples para reduzir esse risco. De uma forma em geral, as pessoas que conseguem cochilar pelo menos 3 vezes por semana, reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas em cerca de 37%.  Já quando o estudo fica focado apenas nos homens que trabalham o risco caiu em 64%!

3- Aumenta a criatividade

Existem várias histórias que ligam a criatividade aos sonhos, mas até o estudo realizado em 2009 pela psicóloga da Universidade da Califórnia Denise Cai e seus colegas, não havia ainda nenhuma confirmação científica de que sonhar pudesse ajudar as tarefas criativas executadas durante o dia.

Através de uma série de experimentos eles puderam comparar o desempenho de voluntários que tiravam uma soneca durante a tarde e atingiam o chamado sono REM  com outros que só dormiam, mas não experimentavam a fase REM, e ainda com um terceiro grupo que apenas fazia um repouso silencioso (sem dormir). Com isso eles puderam provar que o grupo que conseguia sonhar tinha resultados significativamente melhores na realização de tarefas que exijam criatividade.

4. Melhora a memória

Indo mais fundo naquilo que de fato acontece no cérebro quando a gente tira um cochilo no trabalho, um estudo realizado por pesquisadores da Saarland University, na Alemanha em 2015 foi capaz de comprovar que após o descanso, os voluntários apresentaram uma capacidade de memorização cinco vezes maior. Um outro fato curioso é que pensando nas 3 principais áreas conectadas à memória (visual, motora e verbal), enquanto o café, amplamente utilizado para elevar nossa capacidade é capaz de aumentar apenas as habilidades motoras e verbais, um bom cochilo é capaz de impulsionar todas as três.

5- Potencializa o aprendizado

É uma solução rápida para aumentar o volume de informações: se você está tentando se preparar para uma apresentação ou apenas pesquisando, a fadiga pode atrapalhar não apenas a memória, mas também o entendimento. O sono ajuda a transportar novas informações do hipocampo do cérebro para uma área de armazenamento permanente conhecida como neocórtex. Sem dormir o suficiente, você simplesmente esquece o que aprendeu.

Um estudo realizado na UC Berkley em 2010 mostra que uma soneca de uma hora aumenta muito a capacidade de aprendizado e memória. Em outro estudo, desta vez da University of Colorado Boulder, pesquisadores descobriram que as crianças que perderam o cochilo da tarde mostraram menos alegria, menos interesse, mais ansiedade e menos habilidades de resolução de problemas do que outras crianças. O mesmo vale para adultos; um cochilo fornece uma espécie de reinicialização, e dá ao nosso cérebro uma atualização, que nos ajuda a funcionar melhor e nos sentimos prontos para enfrentar o dia.

6- Aumenta o foco e a concentração

Quão difícil é ser focado quando você está cansado? Especialmente quando se trata de pensar com clareza? Em geral essas são características mentais mais comuns durante a manhã quando o cérebro está fresco. Mas ao longo do dia, seu cérebro vai tendo cada vez mais dificuldade para ignorar as distrações e controlar os impulsos. Mas não é nada que uma boa soneca não corrija.

Estudos da NASA descobriram que, depois de cochilos de 20 a 30 minutos, os pilotos recuperavam sua capacidade para ficar alertas (54%) e focados (34%). Mas você não precisa ser um piloto de caça ou astronauta para ter ganhos com isso. De acordo com a National Sleep Foundation (organização norte-americana dedicada ao estudo do sono e seus distúrbios), esses cochilos curtos melhoram tanto o desempenho quanto seu estado de alerta de qualquer pessoa por até 155 minutos.

7- Aumenta a produtividade

O grande segredo para se tornar mais produtivo não é administrar seu tempo e sim sua energia.

Vários estudos mostraram que os trabalhadores se tornam cada vez mais improdutivos à medida que o dia passa.  Pense no seu próprio dia e verá que faz todo o sentido, afinal nosso cérebro como qualquer outra parte do corpo também cansa, embora a gente não costume dar muita bola para isso. A boa notícia, principalmente para as empresas mais alinhadas à nova realidade das coisas, é que um estudo de 2002 da Universidade de Harvard demonstrou que um simples cochilo de 30 minutos é capaz de impulsionar o desempenho dos trabalhadores, devolvendo sua produtividade ao nível máximo.

Faixa Bônus

Se você for um empregador, ainda existem mais vantagens ao permitir que seus funcionários tirem uma soneca durante o dia. Eis algumas

  • Melhora o ambiente de trabalho
  • Reduz o número de faltas
  • Aumenta o comprometimento e a responsabilidade entre os funcionários
  • Aumenta a socialização entre os funcionários
  • Aumenta a qualidade das horas trabalhadas
  • Reduz os custos com horas extras
  • Aumenta a competitividade da empresa
Compartilhe
Assine nossa newsletter pra receber conteúdos exclusivos
Pode relaxar. Eu também odeio spam.